domingo, 19 de abril de 2015

Desenhos em aquarela são inegavelmente lindos. Muitas pessoas se espantam ao observar a forma como as cores se mesclam quase que magicamente e chegam a duvidar se realmente é um desenho ou algo feito no computador. Aquarela é um estilo único e bem complicado de se trabalhar. Esse post vai falar um pouquinho do assunto e tentar iniciar alguns artistas nesse estilo de desenho. Se você não sabe o que são desenhos em aquarela, bem, fica abaixo uma galeria com vários desenhos no estilo.



Acho que agora para quem não sabia, ficou bem claro o que é aquarela. Como alguns desenhos mostram você pode misturar dois estilos para formar a obra, um desenho a caneta nanquim por exemplo e então retocar pontos com lápis aquarela. Se você esta se perguntando como isso é feito a resposta é simples, água. Sim, água, alem do lápis apropriado é claro. Alem do tipo certo de lápis e da água você também precisa se preocupar com o papel. Existem papeis próprios para trabalhar com aquarela e utilizar folhas A4 comuns quase nunca dão bons resultados. A folha acaba borrando demais ou rasgando pela umidade. Se você quer fazer um desenho aquarela então a primeira coisa que deve aprender é sobre escolher um bom papel. 

O Papel
A fabricação do papel para aquarela é um pouco diferente do normal. Ele é produzido a partir de
fibras de algodão, linho ou da polpa de madeira. Para diminuir sua capacidade de absorção da água e obter uma superfície mais resistente é adicionado cola a composição. Você pode testar comprar vários tipos de papel e tentar trabalhar com eles ate achar o melhor. É importante que o papel esteja bem esticado antes do desenho, você não vai querer que uma das pontas comece a enrolar e deixe a tinta escorrer sobre algo que não deveria.  
No mercado voe vai encontrar três tipos de papel. O rugoso que tem uma textura mais densa e granulada, o que gera diversos efeitos diferenciados. O papel prensado a frio que é macio e levemente texturizado, o mais usado de todos. Por fim o papel prensado a quente, o mais macio e liso, usado para diversos efeitos e detalhes mas que deve ser evitado por principiantes que podem se frustar com a facilidade com a qual a tinta escorre e também a velocidade em que ela seca. Se você acha que a tinta esta secando rápido demais, tente mudar de papel para ver se consegue um tempo melhor. 

                             O Lápis
Existem diversas marcas de lápis de cor no mercado. Algumas são baratas, 15 ou 20 reais a caixa, outras podem chegar a um valor de três dígitos. De fato existe uma grande diferença de qualidade entre as marcas disponíveis mas isso não significa que você tem que comprar algo caro. Experimente as marcas mais baratas. Logo você vai aprender de qual marca fugir e qual pode ser utilizada. A capacidade do lápis de ser aquarelado varia muito e cada marca vai te dar um resultado diferente.  

O Pincel
O pincel é uma parte importante no trabalho em aquarela. É com ele que você vai misturar as cores e fazer os detalhes então é bom ter varias numerações disponíveis, do mais fino ate alguns mais grossos. Invista em alguns pinceis mais caros e tente sempre experimentar coisas novas, os baratos soltam cerdas muito facilmente e podem estragar o desenho. 

Agora que você tem todo o equipamento, encha um vidrinho de água e se prepare para a experiencia. 
O primeiro passo é fazer o contorno do desenho. Deve ser feito de forma mais leve o possível sem marcar a folha. Pode ser feito direto com o lápis aquarelavel da cor do local de forma a evitar contornos indesejáveis (já que depois de pronto você realmente não vai querer estragar o desenho tentando apagar algum risco com a borracha). Abaixo esta o desenho da personagem Marceline de Adventure Time. A autora do desenho é a Mariana Valente do site malipi.com. O contorno foi feito com lápis aquarelavel.


Contorno pronto, separe quais as cores de lápis você vai utilizar. Pegue um pedaço de papel, desenhe um ou dois quadradinhos de cada cor variando o nível que deseja alcançar e então molhe o pincel na água. Trabalhe nos quadradinhos sem se preocupar com as bordas, o intuito aqui é testar as cores e saber quais os tons finais no desenho. Teste tudo que for fazer sempre, a aquarela é imprevisível.


Se você definiu qual lápis de cor usar, comece colorindo primeiro as áreas mais claras. Sempre comece do mais claro para o mais escuro. Tendo colorido as áreas claras você começa com os lápis mais escuros ou forçando mais a ponta para criar o sombreamento. Mesmo a parte das sombras não deve ficar escura ou vai acabar estragando o desenho ao usar o pincel. Aprender a trabalhar com as cores é ao mesmo tempo frustrante e recompensador. Talvez você estrague alguns desenhos no principio mas a cada folha nova vai estar dominando um pouquinho mais o pincel. Abaixo temos a Marceline já levemente colorida em seus tons primários bastando reforçar os locais com cores diferenciadas.



O desenho esta pronto. Agora vem a parte divertida e a com maior potencial de risco. Usar o pincel e a água. O pincel mais grosso é usado no meio do desenho e em áreas grandes o mais fino fica por conta do contorno e dos detalhes. Detalhes realmente pequenos e precisos como os olhos ou mesmo o contorno podem ser reforçados depois usando uma caneta nanquim de ponta fina. Molhe o pincel na água e deixe o excesso cair no pote, você não vai querer o pincel pingando por todo o desenho. Comece a passar levemente sobre o desenho mantendo o sentido das passadas e acompanhando o contorno do desenho. O lápis de cor vai começar a diluir e a "borrar". É normal na aquarela que algumas áreas fiquem mais escuras outras então não tende concertar demais isso ou vai acabar molhando demais o desenho. Alias, se por acaso juntar mais água do que você gostaria, não se preocupe, isso é normal. Como pode ser visto em vários desenhos, muitas vezes a água acaba escorrendo e "borrando" ao redor do desenho. Isso pode ser usado ao seu favor. Incline o a folha levemente para o lado em que deseja borrar e deixe a água colorida escorrer para la. Quando secar aquela região vai ficar fracamente colorida. É importante ao trabalhar com aquarela saber transformar "defeitos" em extensões do desenho e aceitar os imprevistos. As vezes não vai sair da forma que você gostaria mas não significa que não seja um desenho bonito. Se quiser trabalhar com duas cores você pode passar o pincel sobre as duas mas se quer definir bem os limites entre elas é melhor esperar uma secar antes de começar a trabalhar na outra. Divida então seu desenho em áreas para melhorar isso. Temos a Marceline pronta logo abaixo.


Quando gostar do resultado e achar que esta pronto, é hora dos contornos e detalhes. Deixe secar bem o papel e comece a trabalhar. Você pode usar caneta nanquim, lápis de colorir, caneta esferográfica, marca texto, qualquer coisa vale. Experimente de tudo e com o tempo vai estar sabendo o que leva a qual resultado. Tendo finalizado é só se afastar e admirar o trabalho.

Se gostar de Aquarela e quer aprender mais, procure tutoriais no youtube. É um estilo muito bonito que vale o investimento. Se fez o seu desenho e quiser mandar para gente é so entrar em contato e enviar o link, vamos ter o maior prazer de postar aqui no blog :)
Categories: ,